COJOVEM representa as juventudes da Amazônia brasileira na IV Conferência Regional Sobre População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe, na sede da CEPAL em Santiago, Chile!
À convite do UNFPA Brasil, a COJOVEM participou de espaços de cocriação internacional de documentos e declarações políticas sobre os direitos das juventudes.

Nos 23 e 24 de junho participamos da Oficina Preparatória de Incidência da Sociedade Civil Brasileira rumo à CRPD, ocorrida em Campinas/SP e foi um momento que reuniu diversas organizações da Sociedade Civil na Universidade Estadual de Campinas para dialogar sobre a (não)efetivação do Consenso de Montevidéu no Brasil e preparar documentos de incidência para a Conferência.
À convite do UNFPA Brasil, compomos a delegação brasileira de juventudes que pôde estar presencialmente na IV Conferência Regional sobre Populações e Desenvolvimento da América Latina e Caribe que ocorreu dos dias 28 a 30 de junho na sede da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) em Santiago, no Chile.
Assim, a COJOVEM esteve representada no Fórum das Juventudes e no Fórum da Sociedade Civil e na Conferência em si, incluindo também as mesas paralelas.
A IV Conferência Regional sobre Populações e Desenvolvimento da América Latina e Caribe teve como objetivo principal averiguar quais as medidas que os países signatários estão adotando para efetivar o Consenso de Montevidéu em seus territórios, documento o qual foi assinado em 2013 por 38 países e que contém mais de 120 objetivos prioritários na temática dos direitos humanos dentro de recortes de juventudes, envelhecimento, enfrentamento de violências contra mulheres e meninas, dentre outros.
Estiveram presentes na IV CRPD as delegações oficiais dos países, representantes de organizações da sociedade civil, representantes de diversas agências das Nações Unidas, bem como especialistas nas temáticas abordadas nas mesas de debate.
A delegação de juventudes enviada pelo UNFPA Brasil também contou com Rayssa Lemes representando o CONJUVE – Conselho Nacional da Juventude e com Daniel Paixão representando as juventudes do Nordeste e o Fruto de Favela.
Também estavam presentes as queridas companheiras Gilma Vieira da Silva da Red de Juventudes Afrodescendientes da América Latina y el Caribe e Beatriz Sousa do Odara Instituto.
Como resultado dessa participação, a COJOVEM tem a honra de assinar uma Declaração Política a nível nacional, elaborada em sede da Oficina Preparatória, bem como 2 Declarações Políticas internacionais, a nível de América Latina e Caribe, elaboradas a partir do Fórum das Juventudes e do Fórum da Sociedade Civil em sede da CRPD. Clique abaixo e leia na íntegra:
- Declaração do Fórum da Juventude Latino-Americana e do Caribe no marco da IV Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento (PT)
- Declaración del Foro de Juventudes Latinoamericanas y Caribeñas en el marco de la IV Conferencia Regional sobre Población y Desarrollo (EN)
- Resolução da IV Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe (EN)
- Declaração da Rede de Juventudes Afrodescendentes da América Latina e do Caribe - REDJUAFRO (PT)
- Declaración OSC Conferencia Regional De Población y Desarrollo (EN)
- Declaração OSC Brasil IV CRPD
- Consenso de Montevidéu (PT)
Agradecemos imensamente ao UNFPA Brasil pela oportunidade, especialmente à Júnia Quiroga, Daniela Florio e Indyamara Massaro Machado, que nos apoiaram a todo o momento durante essa jornada.