Direitos das Juventudes: Cartilha “Juventudes têm Direito!” se propõe a democratizar a temática entre os jovens na Amazônia
As juventudes representam 23% da população brasileira, contabilizando mais de 47 milhões de pessoas (15 – 29 anos / IBGE 2020). O Estado do Pará possui o 7º maior contingente de juventudes do Brasil (Atlas da Juventude, 2021).
Assim, a garantia dos direitos dos jovens por meio da participação cidadã e das políticas públicas direcionadas a esse público são fatores sociais extremamente importantes.
Mas como é possível reivindicar efetivação sem que as juventudes conheçam seus próprios direitos?
“As juventudes muitas vezes são excluídas dos espaços de decisão por diversos motivos: seja pela desinformação, pelas burocracias, pelo fato de que não somos educados para conhecer e lutar pelos nossos direitos… são muitas as barreiras, que reforçam esse não-lugar, nos fazendo acreditar que somos o futuro, quando na realidade somos o agora. Estamos sofrendo no momento presente diversas violações dos nossos direitos e garantias fundamentais, e precisamos agir agora”, reforça Thaís Gouveia, cofundadora da COJOVEM e discente de direito da Universidade Federal do Pará.
Diante do cenário de desinformação e do “juridiquês” pelo qual o assunto é usualmente tratado, a Cartilha “Juventudes têm Direitos!” foi elaborada pela ONG Cooperação da Juventude Amazônida pelo Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM) com o intuito de democratizar temáticas relacionadas à direito, política e participação social com foco em juventudes.
A Cartilha trata sobre protagonismo, direitos fundamentais, direitos humanos, Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852 de 2013), Consenso de Montevidéu… uma conversa divertida, super completa e de utilidade pública!
4 comentários em “Direitos das Juventudes”
Olá!
Gostaria de fazer parte das iniciativas.
Oi Matheus!
Muito bom saber que te interessaste!
No momento, não estamos com nenhum processo seletivo aberto, mas existem várias maneiras pelas quais podemos cooperar!
Segue a gente lá no Instagram (@cojovem.br e @maretaprasjuventudes) pra sempre ficares sabendo em primeira mão sobre os eventos e oportunidades que surgirem par gente unir nossas forças em prol das Amazônias
Olá, sou aluna de Meteorologia da ufpa.
Gostaria de saber como faço parte da Maré tá pra juventude?
Oi Lizandra!
Que maravilha saber que te interessaste nas iniciativas!
No momento, não estamos com nenhum processo seletivo para participação no Programa Maré, mas sempre tá vindo novidades por aí.
Acompanha a gente lá pelo nosso instagram (@cojovem.br e @maretaprasjuventudes) pra sempre ficares sabendo em primeira mão de todos os eventos e oportunidades dessa Maré!
Além disso, além do Programa em si, existem vários coletivos de jovens amazônidas que surgiram ou foram fortalecidos pelo Programa A Maré tá pras Juventudes e que também sempre estão buscando juventudes que queiram se engajar.