
A Maré tá pras Juventudes
O programa
O Programa A Maré tá Pras Juventudes é um programa de fortalecimento dos territórios amazônicos a partir da perspectiva da Agenda 2030, com foco na recuperação de cidades amazônicas pós COVID-19, formando uma coalizão inovadora de juventudes amazônidas pelo desenvolvimento sustentável na região.
Como surgiu a Maré
Comece pelo porquê
A Amazônia paraense é historicamente enfraquecida pela colonização permanente e pela degradação ambiental, afastando os amazônidas do protagonismo em seu próprio território, em um tipo de desenvolvimento que se desenvolve sem envolver a Amazônia e seus povos!
Nessa lógica de exportar riquezas e socializar misérias, o bem-viver na Amazônia sempre esteve em segundo plano, principalmente no que diz respeito às juventudes, que não são amplamente reconhecidas pela sua capacidade para cocriar o agora que queremos.
A pandemia é um cenário que agrava ainda mais essas problemáticas, especialmente no que diz respeito à cidadania e inclusão digital, empregabilidade, acentuação de desigualdades, produção de resíduos (com ênfase no plástico, nos resíduos hospitalares e no desmatamento). Assim, a pandemia da COVID-19 resultou no aumento das desigualdades sociais e econômicas, tornando ainda mais evidente o desmonte das políticas sociais e ambientais no Brasil.
Os resultados deste cenário de degradação levaram ao aumento das injustiças climáticas e das violações dos direitos fundamentais na Amazônia, principalmente para os povos tradicionais, periféricos, mulheres e juventudes, os quais são essenciais para a conservação dos territórios e garantia do bem-viver na Amazônia.
A Maré como solução
Nossos objetivos
Mobilização
Fortalecer movimentos, coletivos e juventudes do Pará.
Política
Influenciar pautas e políticas em prol das Amazônias e suas juventudes para cocriar novas possibilidades.
PROTAGONISMO
Ampliar o Espaço Cívico e propositivo das Juventudes, e de mobilizações sobre pautas políticas e ambientais em prol dos territórios paraenses.
COMUNICAÇÃO
Conscientizar e comunicar as vulnerabilidades das juventudes amazônidas em suas diversas realidades, através dos olhares de quem vive na Amazônia.
Festival Muita Onda!
A nascente da Maré
O Festival Muita Onda! foi o marco oficial de início das atividades do programa, um evento que inundou as redes e as ruas de Belém com rodas de conversa, feirinhas, moda, música regional.

Nossas iniciativas
Passos para transformar
Webdocumentário "A Maré tá pras Juventudes: As multivozes da exclusão nas Amazônias"
Refletindo as Amazônias
O webdocumentário “A Maré Tá pras Juventudes? As Multivozes da Exclusão nas Amazônias” é uma produção do Programa A Maré tá pras Juventudes que utiliza de uma narrativa poético-científica para expressar nossa relação com o território em que vivemos, amamos e sofremos ainda o desafio de nos encontramos e de nos conectarmos em meio à realidade do que fizeram de nós a partir da exploração.
Diálogos pela Amazônia
Queres levar essa Maré até a tua escola ou comunidade? O Pororocando são oportunidades que o Programa Maré te oferece para que possamos inundar com papos sobre meio ambiente, mudanças climáticas, Amazônia, protagonismo das juventudes, cidadania e governança na internet as redes, ruas e rios perto de você!

Formação de juventudes engajadas
O Maré Mobilizadora é uma jornada formativa online para jovens ativistas ou que querem se ativar do Estado do Pará. A ideia é levar a galera em uma Maré de conhecimentos sobre Direitos Fundamentais, Meio Ambiente e Educação Midiática, os desafiando a usarem e desenvolverem habilidades e saberes na defesa dos seus territórios.

Projeto Rebujo da Maré
O deságue do Programa A Maré Tá pras Juventudes!
O Rebujo é o desague do Programa A Maré Tá pras Juventudes! Essa iniciativa consiste em um projeto de pesquisa e levantamento de informação sobre o cenário de políticas públicas para juventudes e clima no Estado do Pará para a construção de uma agenda política propositiva das juventudes para materializar a mudança que queremos ver nos territórios paraenses!
